O "Espaço das Artes Helena Kalil" foi inaugurado em 2003, sendo cedido sem custos pela família da artista. Possui duas pequenas áreas coberta e externa dedicados a exposições de trabalhos de artistas plásticos da cidade. São realizadas oficinas culturais de aquarela, desenho e gravura.
Helena Calil foi uma mulher à frente do seu tempo, uma poeta que pintou quadros, escreveu livros e participou, nos anos 50, do movimento literário “desagregacionismo”, que pregava a nacionalização das artes brasileiras e o fim das influências européias.
A artista nasceu em 2 de abril de 1932, em São José dos Campos (SP). Aos 18 anos, foi para a França estudar literatura e civilização francesa. Quando voltou ao Brasil, transformou sua casa em um ponto de encontro de artistas.Helena Calil foi uma das artistas mais atuantes da cidade. Com suas pinturas e poemas, influenciou gerações e se tornou admirada por artistas e apreciadores da cultura.
Faleceu em dezembro de 2002.
O Espaço presta uma homenagem a Helena Calil, mantendo uma exposição permanente formada por quadros, recortes de jornais que contam sua trajetória e uma estante com um acervo de livros que pertenciam à artista.
Postado por TÁCITA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário