terça-feira, 17 de junho de 2008

William Travilla

William Travilla
William Travilla (22 de março de 1920 - 2 de novembro de 1990). Travilla (como era chamado) foi para Hollywood em 1941. Depois de trabalhar em vários filmes de classe B, acabou ganhando um Oscar em 1949 por "Aventuras de Don Juan".
Ficou mais conhecido por vestir Marilyn Monroe, em oito de seus filmes.
Mais do que uma relação profissional Marilyn e Travilla tinham uma profunda amizade desde que se conheceram em 1950. O laço ficou selado publicamente com as palavras dela usadas na dedicatória de um calendário de nus: "Billy, querido, vista-me para sempre. Eu te amo". Depois que Marilyn fora encontrada morta em seu apartamento com um frasco de soníferos vazio ao lado, o estilista decidiu guardar a memória da amiga e proteger as roupas em sua própria casa. O companheiro dele, Bill Sarris, que atualmente tem os direitos sobre os vestidos, decidiu exibi-los publicamente para arrecadar dinheiro para a luta contra o Mal de Alzheimer e homenagear as pessoas que ele considera duas lendas do cinema. A exposição dos vestidos aconteceu no Hotel Hilton Brighton na Inglaterra em Março de 2007.

Entre os modelos mais famosos estão: o clássico vestido branco usado no filme "O Pecado Mora ao Lado", o vestido rosa de "Os Homens Preferem as Loiras" e o vestido de cetim roxo de "Como Agarrar um Milionário".



O livro "Hollywood costume design by Travilla" mostra a história de William Travilla, contém os desenhos dos figurinos de Marilyn Monroe e de outros filmes dos quais participou. Com várias fotos dos ensaios dos figurinos, esboços, fotos do estilista e outros detalhes muito interessantes.
O livro é somente em inglês.
Figurino do filme "O Pecado Mora ao Lado".
Postado por: Carol Bono

Nenhum comentário: