terça-feira, 17 de junho de 2008

Samba de Cores

Tarsila do Amaral

Morro da Favela
A feira


Carnaval em Madureira


Nossa projeto interdisciplinar III foi feito baseado na grande artista brasileira Tarsila do Amaral, a partir de suas obras Carnaval em Madureira, A Feira e Morro da Favela (todos de 1924) desenvolvemos a proposta Samba de Cores e aqui no blog resolvemos postar a pesquisa sobre a artista, suas obras e também a relação com o nosso público alvo.

Tarsila do Amaral nasceu em setembro de 1886 no interior do Estado de São Paulo, onde também passou a infância e adolescência. Estudou em São Paulo no Colégio Sion e completou seus estudos em Barcelona, onde pintou seu primeiro quadro, "Sagrado Coração de Jesus", aos 16 anos. Em 1916 começa a estudar escultura com Zadig e Mantovani em São Paulo. Em 1920 embarca para a Europa objetivando ingressar na Académie Julian em Paris. Em 1922 tem uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista. Faz parte do "grupo dos cinco" juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Embora não tenha sido participante da "Semana de 22" integra-se ao Modernismo que surgia no Brasil, visto que na Europa estava fazendo estudos acadêmicos. Volta à Europa em 1923 e tem contato com os modernistas que lá se encontravam: intelectuais, pintores, músicos e poetas. A partir de 1924, retrata a paisagem, urbana e rural, seus auto-retratos e cenas de estados de espírito ou situações de devaneio ou sonho, transfigurações de ambientes de sua infância rural, distantes da temática de exercícios cubistas. As paisagens nasceram de seus apontamentos de viagens pelo Brasil, quando percorreu o interior do Estado de Minas Gerais assistindo às manifestações religiosas populares da Semana Santa e visitou o Rio de Janeiro durante o carnaval daquele ano. Essas duas viagens, realizadas com um grupo de amigos modernistas brasileiros, tinham sido previstas a fim de fazer o poeta suíço-francês Blaise Cendrars, grande amigo do casal Tarsila–Oswald de Andrade, conhecer um pouco mais intimamente o Brasil que ele então visitava pela primeira vez. Inicia sua pintura "pau-brasil" dotada de cores e temas acentuadamente brasileiro.

ANÁLISE DE OBRAS
Carnaval em Madureira
Essa obra representa o ano que Tarsila passou o carnaval no Rio de Janeiro. Assim como o quadro mostra pessoas desfilando em escolas de samba, o público alvo escolhido também possui um grande sentimento pelo samba, suas cores e formas de pensar.Tarsila retrata bem o maior evento brasileiro (O Carnaval), pois após voltar da Europa possui a mesma maneira de observar esse grande evento, o encantamento pelas cores e principalmente da alegria isso tudo mesmo sendo brasileira, mas decorrente ao tempo longe fora de seu país natal acaba se encantando com as coisas mais simples da mesma forma que os estrangeiros.
Morro da Favela
Tarsila retrata um bairro de periferia, porém, deixa em destaque as cores vivas e quentes e também a alegria dos moradores. Esse sentimento de alegria é a principal característica do público alvo. Ou seja, mostrar que as coisas mais simples podem trazer sentimentos bons como também sensações boas como alegria, exatamente a descrição do povo brasileiro, o que Tarsila tenta focar em suas obras.
A Feira
A Feira retrata uma parte do cotidiano urbano das pessoas mais simples, pois, devido aos preços compensa mais ir a uma feira livre do que a um supermercado de nome conceituado que acabam gerando status.Mais uma vez Tarsila retrata a simplicidade das pessoas em sua obra.
Relação Corpo e Público Alvo
O público alvo escolhido pelo grupo possui justamente as mesmas características das pessoas que Tarsila do Amaral retrata em seus quadros, brasileiros mais humildes, moradores de bairros mais carentes, alegres, apreciadores de samba, uma boa comida caseira tipicamente brasileira, roupas coloridas, freqüentadores de desfiles de carnaval e acreditam no catolicismo. Além das características de personalidade do público é importante citar outras como as formas dos personagens dos quadros, formas simples arredondadas, com cores quentes, tornando a figura uma representação cômica, além de passar os movimentos dos personagens, tais como compras, danças e conversas. Outro ponto importante para ser mencionado é a marca de um determinado momento vivido por Tarsila, que acaba deixando em cada obra feita, exemplos como os próprios cenários, que geralmente são lugares visitados pela artista, como também detalhes pintados que expressam a mistura de vários conceitos, um de grande destaque é a torre Eiffel no quadro "Carnaval em Madureira", algo que de primeira análise gera uma confusão de conceitos, mas quer representar a visão de Tarsila sobre o Brasil, especificamente o Rio de Janeiro, após anos de moradia na França.A representação da Tarsila nas cores, formas e sentimentos das obras retratam a relação com o nosso público – alvo e o look. O publico alvo é alegre, gosta de música e de se divertir, demonstrando isso em suas atitudes e suas roupas.O look elaborado mostra formas leves, arredondadas e muito colorido. As inspirações das cores do vestido vieram dos quadros relacionados à pesquisa. As estampas representam as formas dos personagens criados por Tarsila nos quadros escolhidos.Com todos os detalhes importantes mencionados, temos a conclusão de que é significativa a relação do "corpo" feito por Tarsila e o "corpo" baseado para o nosso público alvo.
Postado por Tácita e Carol!!

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