ARQUITETURA DO MEDO
A violência urbana criou uma nova estética nas cidades. Modernidade e barbárie coabitam o mesmo espaço, com os elementos semelhantes das defesas medievais. Mudou não apenas a estética. O homem também mudou. O fotógrafo André Gardenberg voltou suas lentes para essa questão. Com curadoria de Diógenes Moura, ‘Arquitetura do Medo’ é a segunda parte da trilogia de André Gardenberg, que foca no homem contemporâneo. Seu primeiro trabalho, ‘Arquitetura do Tempo’, mostrou ao público sua visão sobre o envelhecimento nos dias de hoje, trazendo à tona o eterno conflito da vida x morte e a inútil tentativa de parar o tempo.
A nova exposição reúne 80 fotos coloridas de André Gardenberg realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
Através delas, o artista traça um painel da estética das grades cidades. Por meio desse recorte da realidade é possível enxergar uma nova cidade "aflita e aprisionada pelo medo". “A exposição é uma série de imagens que agonizam tanto quanto a violência que se estabelece nas cidades. Ela sangra”, segundo Diógenes. “Anos e anos de desequilíbrio social não poderiam deixar de produzir uma sociedade que precisa se proteger de forma obsessiva”, observa André.
Todas as imagens foram feitas nas ruas dessas quatro cidades. As fotos retratam não apenas as cidades, mas também pessoas, animais e coisas. "Tudo está aprisionado”. As fotografias revelam ainda modelos diferentes de grades e formas diversas de aprisionamento, traçando um painel de como o homem está atuando diante dessa violência.
André GardenbergNascido em 1956, em Salvador (BA), mudou-se para o Rio de Janeiro em 1975, cursando Faculdade de Jornalismo. Especializou-se em fotos de imagens em movimento, trabalhando por alguns anos com esporte, e em seguida, com trabalhos ligados a dança, teatro, cinema, música.
Local: Pinacoteca do Estado de são Paulo
Endereço: Praça da Luz, 2
Telefone: (11) 3324-1000
Período: de 07 de Junho á 10 de Agosto de 2008.
Funcionamento: de terça á domingo das 10:00 as 18:00hrs
Valor: R$ 4,00 ou R$ 2,00 - Grátis aos sábados
Postado por Carol Bono
Nenhum comentário:
Postar um comentário