terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O Poderoso Chefão (The GodFather)

O Poderoso Chefão - Poster


O Poderoso Chefão - Poster

No fim dos anos 60 a Paramount contratou Mario Puzo para escrever um roteiro. O escritor então resolveu contar a história de uma família de mafiosos. Achando que não obteria êxito em um filme sobre mafiosos naquele momento, a Paramount resolveu não filmar o roteiro. Daí Mario Puzo lançou-o em forma de livro, que em pouco tempo tornou-se um best-seller. Dia após dia sua popularidade crescia, e cresceu tanto a ponto da Paramount começar a ter interesse em produzir um filme baseado no romance de Mario Puzo. Francis Ford Coppola um diretor tão conhecido quanto sua origem da vida conseguiu assumir a direção filme e encarou a responsabilidade de fazer com que o filme fosse mais popular do que o próprio livro. O estúdio decidiu gastar no máximo 2,5 milhões de dólares na produção do filme, orçamento este que seria muitas vezes estourado por Coppola. Para baratear os custos o estúdio decidiu que o filme se desenvolveria na década de 1970 (diferentemente do livro), mas Coppola convenceu os produtores a deixar que o filme fosse ambientado nas décadas originais de 40 e 50. No princípio Coppola queria Marlon Brando para o papel de Don Vito Corleone, mas sua má reputação como ator irresponsável, imaturo e demasiadamente polêmico dificultavam a aceitação da idéia de Coppola. Se já era difícil colocar um ator conhecido como Marlon no filme, a intenção de Coppola de entregar ao desconhecido Al Pacino o papel de Michel Corleone não foi sequer considerada. Após Brando e Pacino fazerem testes por sua própria conta foram finalmente aceitos.

O filme inicia no casamento de Constanzia "Connie" Corleone. Durante o casamento, Don Vito Corleone atende velhos conhecidos e amigos, que lhe vêm para pedir favores ou ajuda, já que um siciliano não pode recusar algo no dia do casamento de sua filha. Um destes é um velho agente funerário italiano, Amerigo Bonasera, cuja filha foi espancada e desfigurada. Os rapazes que fizeram isso com a jovem foram capturados e foram a julgamento, mas foram soltos no mesmo dia. Agora ele quer justiça. Após longas conversas, Don Vito sai para apreciar a festa de sua filha e tirar a foto da família, porém se recusa a fazê-lo até à chegada de Michael, o seu filho preferido, e que mais tarde se tornaria o novo chefe.

Agora a família vê a chance de ganhar mais dinheiro do que jamais teve, ingressando no negócio do narcotráfico proposto por Virgil Sollozzo, ”O Turco”. Porém Don Corleone não acha que seja certo, ético e muito menos fácil entrar nesse negócio. Ele acredita que seus subornados (senadores, agentes policiais e juízes) não iriam aceitar esse negócio com facilidade por ser um negócio arriscado demais, além de extremamente ilegal. Mas o Turco não vai deixar sua oportunidade de fazer milhões de dólares fáceis escapar assim de mão beijada. O Turco consegue o apoio da Família Tattaglia para seu plano, e para por em prática decide que não pode haver Don Corleone. Um atentado a vida de Don Corleone é planejado. Vito abatido, agora está no hospital se recuperando, mas Sollozzo não gostou de saber que ele não está morto e lhe planeja um ataque surpresa. Michael chega ao hospital antes do ataque e muda seu pai de quarto. Michael encontra Enzo, o padeiro, subindo as escadas do hospital, e manda-o descer: eles fingem ser guardas para proteger o Don. Sonny manda homens para proteger o pai, mas pede a Michael que segure a barra até eles chegarem. Michael impede que os policias entrem, mas leva um soco na cara de um policial cúmplice da família Tattaglia. O enredo se desenvolve a partir daí, com guerras entre as 05 famílias da máfia.

As roupas dos homens são bastante sóbrias com casacos pesados e a maioria dos personagens usa terno o tempo todo, as mulheres usam vestidos alegres e floridos, sempre com cores bem chamativas, depois do atentado a Don Vito, percebe-se que a sua esposa passa a usar cores mais sóbrias representando o possível “luto” pelo marido, e todo o ambiente acaba ficando bastante sombrio na cidade de Nova Iorque, exceto pelas imagens na Sicília, o filme é o tempo todo escuro, desenvolvendo uma áurea de mistério que envolve o telespectador.

Considerado o maior clássico do cinema, O Poderoso Chefão é um filme que surpreende do inicio ao fim. Recomendado para qualquer pessoa que aprecie o bom cinema.

Postado por Caroline Bono Martins/ Universidade Anhembi Morumbi


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