segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Blade Runner - O caçador de Andróides


O filme descreve um futuro em que a humanidade inicia a colonização espacial, para o que cria seres geneticamente alterados - replicantes - utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colônias. Fabricados pela Tyrell Corporation como sendo "mais humanos que os humanos", os modelos Nexus-6 são fisicamente idênticos aos humanos, mas são mais fortes e ágeis. Devido a problemas de instabilidade emocional e reduzida empatia, os replicantes são sujeitos a um desenvolvimento agressivo, pelo que o seu período de vida é limitado a quatro anos.

Após um motim, a presença dos replicantes na Terra é proibida, sendo criada uma força policial especial - blade runners — para os caçar e "aposentar" (matar).

O filme relata como um ex-blade runner - Deckard (Harrison Ford) - é levado a voltar à ativa para caçar um grupo de replicantes que se rebelou e veio para a Terra à procura do seu criador, para tentar aumentar o seu período de vida e escapar da morte que se aproxima.

Considerado um dos filmes cult da década de 1980, o filme mostra os figurinos bastante futuristas usados pelos replicantes. O tempo inteiro no filme cai uma cheva ácida, decorrente das expêriencias realizadas na Terra e que abalaram o clima para sempre. Capas de chuva, botas e peles são alguns dos acessórios usados pelos personagens, a maquiagem das mulheres também é sempre bem marcada, com os olhos pretos e batom vermelho.

Um ótimo filme para que está no curso de Moda, sempre mencionado pelos professores pela sua imagem contempôranea e por inspirar bastante qualquer tipo de trabalho ou pesquisa.


Postado por: Caroline Bono Martins - Universidade Anhembi Morumbi

Nenhum comentário: