terça-feira, 14 de outubro de 2008

Palestra Jeans Tudo com o Ronaldo Fraga


Ronaldo Fraga, estilista mineiro particpou do evento "Jeans Tudo nas Universidades", que visa a troca de informações de experientes profissionais de moda e futuros criadores.

No dia 17 de setembro o evento foi aqui na Universidade Anhembi Morumbi, no campus morumbi. A seguir um resumo sobre a palestra com o Ronaldo Fraga.
Ronaldo Fraga utiliza a moda como comuniação pessoal, bom a maioria de nós a utiliza dessa forma. Ou não!
Baseado em pessoas históricas, que realmente fizeram a diferença no Brasil, Ronaldo começou nos contando sobre a coleção baseada em Carlos Drummond de Andrade - que sob o pseudonimo de Antônio Crispim escreveu varias crônicas, uma delas comentando sobre o tempo, Ronaldo nos explicou que um escritor como Carlos Drumont teve a sensibilidade de reparar no efeito do clima sobre a roupa das mulheres.
Apos a morte de Cecilia Meirelles, Carlos Drummond também comentou "Vestidos na sua essência como uma poesia", ao invés de pensar na casa ou nas coisas, ele se preocupou foi com o movimento dos vestidos que ela usava e quem se ela, eles (os vestidos), nunca mais seriam os mesmos. A partir de palavras e histórias tão bonitas a coleção foi se formando, um desfile maravilhoso, que vimos pelo telão da faculdade, mas mesmo assim, continuou envolvente.
Um dos pontos que Ronaldo nos falou é sobre provocar o desejo: "Provocamos o desejo e depois passamos para o outro." ou seja, passamos para quem nos assiste que aquela roupa é necessária. Que queremos ela. Tendencias Transformadoras (para aonde vamos encaminhar nossos desejos, nossa fome, etc), assim como a humanização dos processos, o olhar de quem usa e de quem compra, uma só pessoa falando por um grupo todo ao usar aquele modelo de roupa também foram temas aboradados.
Comentamos também sobre as formulas de roupas usadas aqui no Brasil, mas que não funcionam mais para nós, queremos coisas novas, formas e cores. O brasileiro acabou ficando muito encantando com as coisas de fora, qe acabou se esquecendo que temos muita riqueza aqui dentro. Quando trilhamos outros caminhos, humanizamos o processo, assim como Ronaldo fez, quando desfilou roupas costuradas por presidiários, ele humanizou aquelas criações, existem pessoas por trás dos processos, desde a criação até a fase final, na loja.
Ronaldo nos deu varios conselhos, mas o que eu mais gostei foi a parte que ele nos contou sobre a loja de tecidos e disse: "As pessoas me contavam histórias, para eu saber como ia desenhar aquela roupa", isso é ser um estilista de verdade, a criação começa aí. As escolhas que eu vou fazer de determinado decote, ou qual tecido fica melhor, começam a partir de histórias.
Ronaldo é um contador de histórias e depois de ver sua palestra percebi que eu também sou. Todos nós somos, cada dia contamos uma história diferente e isso nos torna cada vez mais e mais especiais nesse mundo mais complicado que é o Mundo Fashion.
Adorei a palestra e com certeza, minha admiração cresceu muito, não só pelo artista que o Ronaldo é, mas pela pessoa que ele se tornou. Humilde, sincera e acima de tudo: Apaixonada pelo que faz.

Postado por Caroline Bono Martins/ Universidade Anhembi Morumbi

Nenhum comentário: