Dose Poética
Essa obra está exposta no núcleo “Poesia Visual”, trata-se de uma taça de vidro com várias letrinhas amarelas de plástico dentro dele.
Parecem letras utilizadas para divulgar o preço de bebidas e porções, e a taça também parece um copo de bar.
Quando o artista se refere à dose poética, ele coloca justamente letras amarelas em uma taça que parece um copo de bar. Como se a poesia pudesse ser “tomada” em doses, pequenas ou grandes, depende de como a pessoa a deseja. A cor das letras também é algo proposital, pois lembra cerveja, ou outra bebida, levando novamente o visitante a “tomar” essa poesia, como se estivesse dizendo explicitamente: beba-me. Sabemos que a poesia pode ou não ser boa, depende da pessoa que a lê. Com essa referencia a bebida, a suposta “leitura” não precisaria ser feita. Ingerindo o conteúdo do copo, automaticamente estaríamos nos beneficiando com o conteúdo da poesia depositado dentro dele.
Meu cérebro desenha assim
Esta obra está no Núcleo "Hospital-Estúdio". São as imagens de um eletro-encefalograma que Paulo Bruscky fez na época que trabalhava em um hospital.
As ondas cerebrais são resultadas de sons variados que o artista escutava durante a realização do processo.
Isso mostra que o artista não precisa necessariamente de lápis e papel e uma idéia concreta para produzir um desenho expressando seus sentimentos.
A experiência de realizar um eletro-encefalograma mostrou que a máquina utilizada para fazer exames passou a ser uma forma de expressar sentimentos e sensações no papel, substituindo a idéia de utilizar a própria mão para finalizar o desenho e expressar uma idéia concreta e planejada.
Essas análises, foram feitas para o nosso trabalho de Psicologia da Percepção (eu, Tácita e Dani). Claro que cada pessoa quando visitar a exposição, terá uma visão diferente da mesma imagem e isso é muito interessante. As obras do Paulo são muito intrigantes, vale a pena conferir. Eu recomendo para todos!
Local: MAC-USP
Endereço: Rua da Reitoria, 109A - Cidade Universitária - São Paulo
Telefone: 3091-3538 - fax: 3031-3467
Período : 1/4/2008 a 4/5/2008
Funcionamento: Terça a sexta das 10 às 18, sábado, domingo e feriado das 10 às 16 horas.
Postado por: Carol Bono
Nenhum comentário:
Postar um comentário